UA-16107731-5

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Agora em Moema




Moda para os homens mistura elementos do casual ao clássico

Cada vez mais o homem vem se preocupando com sua aparência, e isso não inclui apenas a questão dos cuidados com o corpo, mas também com seu estilo. Embora a maioria dos homens ainda se mostre um pouco relutante em adotar as novidades das passarelas em seu cotidiano, boa parte deles está bem mais aberta a topar as propostas do universo fashion.

Assim, como para o perfil feminino, é possível traçar as preferências masculinas, incluindo os papais, sejam modernos ou tradicionais ou prefiram estilos clássico, casual, esportivo ou moderno.

Personalidade

Não é porque um homem tem um estilo esportivo que ele sempre será visto vestindo camisas de times de futebol. Atualmente, o sportswear oferece uma gama enorme de produtos, entre eles estão as camisas pólo, as peças em moletom, camisetas com capuz, óculos, calças mais largas, tênis e bolsas.

Homens com estilos esportivo ou casual têm uma coisa em comum. Ambos prezam pelo conforto na hora de se vestir. A maneira despojada de usar as roupas acaba dando charme ao look. Na regra do homem casual, a dupla camiseta e calça jeans não pode faltar. As camisetas de gola V, com um decote maior demoraram, mas caíram no gosto masculino depois da insistência dos estilistas em algumas temporadas. Elas ganham mais estilo se acrescentado um blzaer ou uma jaqueta. Já o jeans, pode ter os mais diferentes tipos de lavagens, desde os claros até os mais escuros. Aqui, o que se preza é liberdade.

O homem clássico não é sinônimo de caretice. O que acontece é um tipo de comportamento mais exigente com relação às roupas. Camisas, ternos e calças bem cortadas, inspiradas na alfaiataria italiana e de cores neutras são os preferidos. Coletes, gravatas, sapatos, bolsas e cintos em couro, ajudam a compor o visual desse homem mais tradicional.

Para o homem moderno, todas as novidades do mundo da moda. Todas os outros estilos acompanham os lançamentos das coleções, mas nenhum tão bem quanto este. O homem moderno não tem medo de experimentar e gosta de explorar novos modismos. Cores, modelagens, acessórios, calçados. Enfim, tudo o que pode ser tendência.

Não economize no comprimento

Cabelos cheios de volume e naturais, presos em coque ou em rabos de cavalo bem feitos. Independente do tipo de penteado, o cabelo longo foi a aposta das passarelas da Semana de Moda de Paris do Inverno 2011.

"Geralmente, o inverno pede um cabelo médio e curto. Mas agora ele vem longo, mais despojado e fácil de manter, estilo Gisele Bündchen" , afirmou Rodrigo Cintra, hair stylist do programa Esquadrão da Moda.

Com o cabelo na altura dos ombros, a estudante Patrícia Castro Freitas, 26 anos, decidiu optar pelo alongamento dos fios pela tradicionais técnica dos nós, e as madeixas foram parar na cintura. "Eu me senti mais bonita. A intenção era ficar com o cabelo mais comprido para um casamento, mas acabei gostando."

Para dar volume aos cabelos e deixar os fios um pouco mais longos, Erika Bomfim Marcondes de Souza, 30 anos, também decidiu optar pela técnica. "Com mais volume, dá para fazer penteados diferentes ou uma simples escova com cachos, eu gosto muito. Acho que fico com mais charme" , afirmou ela, que usa um método italiano.

Com um aparelho chamado Gambertone, mechas finas são coladas nos fios com queratina, o que evita a tração mecânica no couro cabeludo pelo método tradicional, condenada por cabeleireiros País afora. O preço: entre R$ 1 mil a R$ 2 mil, além das manutenções bimestrais.

"Aplicamos as mechas, semelhantes ao cabelo natural ou colorido, por gramas. As mulheres usam para extensão ou dar volume, e o resultado é um cabelo alongado que parece natural" , afirmou Maria Amélia Busnardo, hair stylist da Luminus Cabelo e Estética. Segundo ela, o número de clientes que procuraram o salão para alongar os fios dobrou neste mês.

O hair stylist do programa de TV, entretanto, faz parte do time de profissionais que são contra qualquer tipo de alongamento. "A raiz enfraquece porque faz com que suporte uma quantidade de cabelos maior que o normal" , afirmou.

Melhor evitar a chapinha

Cabelos longos exigem cuidados especiais para que a estrutura dos fios não se comprometa com o tempo. Bons produtos de finalização e hidratação a cada 20 dias são as principais recomendações do hair stylist Rodrigo Cintra. "Brasileiras gostam de cabelo liso, mas se puderem alisar só com a escova é melhor. É bom evitar a chapinha porque enfraquece os fios" , afirmou. De acordo com Federico Kladt, gerente de desenvolvimento da Natura, a brasileira prefere o cabelo liso porque, para ela, remete à sensualidade e liberdade.