Estamos em plena temporada de lançamento brasileiro para o verão 2010/11. E as passarelas nacionais confirmaram o que já está nas vitrines e editoriais das revistas do hemisfério norte: o próximo verão vai ser curto e colorido.
Branco
Branco alvejado, osso, off-white, natural, gelo, areia e falsos brancos estarão na cartela mais importante da estação. Base para metalizados, coloridos e neutros. Vale também o branco com branco, branco com volume, com pregas, bordados, com brilhos, versão tubinho anos 60 ou da camisa masculina.
Bainhas curtas
Ao contrário de 2009, quando as bainhas arrastavam ao chão, este ano tudo subiu. Shorts, saias e vestidos estão curtíssimos. Quem não gosta de mostrar as pernas pode adotar o legging ou o comprimento pelo meio da canela, um comprimento arriscado, mas forte tendência.
Drapeados
Drapeados, pregas de todos os tipos, dobras e origamis enfeitam roupas com detalhes e camadas que criam um look chique lembrando deusas gregas.
Vestidos soltos
Nem tudo é justo neste verão. Vestidos amplos, godê, enviesados ou tubinhos apareceram em muitas coleções.
Jeans com jeans
Calça jeans com camisa jeans sempre foi uniforme dos detentos americanos ou figurino para quem não tinha muita criatividade no vestir. Agora é moda. Jeans em "total look" tom sobre tom ou misturando os múltiplos tons de índigo blue.
Tribal
Ritmo tribal Influências étnicas (principalmente africanas), tendências safári, rusticidade e texturas em peças que lembram outras culturas como o caftan e as calças sarouel ou marroquinas.
Estampados em cena
Floresta e jardim foram os temas dominantes. Gráficos, florais, florestas tropicais, estampas com toques vintage, listras, estampas tribais, bolas e xadrez, sem esquecer as estampas inspiradas no reino animal.
Legging
Ninguém vai sobreviver sem o legging. Aparece embaixo de tudo e nas mais diversas cores, inclusive em metalizados lustrosos.
Limone
O amarelo-limão aparece brilhando em muitas propostas, mas existem outras cores com "flashes" de luz iridescente como o pink e o tangerina, inclusive para serem usadas em visuais mais requintados
Militarismo
A semana de moda brasileira de inverno já havia incorporado o tema militar, mas na verdade esta é uma aposta de elite para o verão. Cores (musgo, cáqui, cinza, preto), estampas camuflagem, modelagens inspiradas em uniformes e na tendência safári lançada por Yves Saint Laurent no verão de 1968.
Pele nua
Tons terra e pele nua (nude) com suas variantes dominam a cartela de cores neutras para o verão 2011. Geralmente com toques que lembram lingerie.
Pedras e minerais
Preciosidade e riqueza de detalhes neste tema que sugere efeitos metálicos, adornos luxuosos e aplicações de pedraria. As cores lembram tonalidades de diversas pedras preciosas (turquesa, rubi, esmeralda), minerais e até o fundo do mar.
Visual high tech
Tecidos e modelagens que evocam o futuro com influência no trabalho de Courréges e Pierre Cardin nos anos 60.